A Zona Industrial de Rio Maior foi executada, entre 1988 e 1990, numa altura em que verificou a necessidade de criar um espaço de concentração industrial, de forma a organizar a indústria municipal, há imagem daquilo que se fazia noutros países da União Europeia.
A aquisição de lotes neste empreendimento foi, àquela data, muito solicitada por Pequenas e Médias Empresas.
Situa-se na Freguesia de Rio Maior, junto à Estrada EN114 e à saída da A15 para Rio Maior Este, ao lado da área de localização empresarial denominada por Parque de Negócios de Rio Maior, é constituída por uma área total de 676.500m2, sendo 488.671m2 efectivamente ocupados por lotes industriais e a restante área destinada a arruamentos e arranjos exteriores com a possibilidade de afectação a serviços de apoio.
Atualmente existe uma procura significativa de terrenos com aptidão industrial a preços convidativos, abaixo dos praticados no mercado, no entanto o Município não tem capacidade de oferta nesta infra-estrutura, uma vez que todos os lotes disponibilizados foram vendidos.
Está em projeto um plano de requalificação daquela zona que pretende contribuir para a dinamização do tecido empresarial concelhio.
O loteamento industrial apresenta as necessárias condições no que respeita a redes de água e saneamento, arruamentos e arranjos exteriores, existindo ainda a possibilidade de, através de uma associação de proprietários, serem construídos equipamentos de apoio como restaurante, posto de correio ou outros, desde que de acordo com as normas urbanísticas em vigor para aquele loteamento. Estes equipamentos de apoio não chegaram a ser construídos.
Empresas a Laborar: aprox. 60
Nº de trabalhadores: aprox. 675
Ramos de atividade mais presentes: indústria alimentar, metalomecânica, transformação de pedra.